Cursos de Marketing Farmacêutico
A singularidade da indústria farmacêutica requer que os profissionais de marketing desenvolvam habilidades específicas para que se desempenhe o trabalho da melhor maneira possível. Todavia, por se tratar de um tema bastante específico tanto a demanda como a oferta de cursos no Brasil é bastante limitada e muitos profissionais acabam por se desenvolver com o dia-a-dia e a rotina de trabalho.
Com o intuito de facilitar a busca por cursos na área reuni abaixo algumas opções para quem gosta de aprender não só com o cotidiano do ofício.
Marketing na Indústria Farmacêutica: EADPlus
O curso da EADPlus é um curso online e ótimo introdutório para quem está começando no marketing farmacêutico. É ministrado pelo Dr. Sergio Zelman Perelman, tem carga horária de 80h e possui certificado de conclusão.
O curso é dividido em 7 grandes módulos:
- O Papel do Marketing na Indústria Farmacêutica
- Ciclo de vida de medicamentos
- Marketing Mix na Prática – 4 P’s com Foco em Produto
- Marketing Mix na Prática – Preço e Praça
- Marketing Mix na Prática – Promoção
- Métricas na Gestão de Portfólio
- Gestão de Lançamento de Produtos e Plano Anual de Marketing Farmacêutico
O conteúdo é formado por videoaulas e materiais complementares em pdf e a conclusão se dá por meio de uma avaliação.
No site da EADPlus é possível assistir 3 aulas gratuitas do curso bastando informar seu e-mail.
Para ler mais sobre o curso e verificar valores acesse: https://www.eadplus.com.br/produto/marketing-na-industria-farmaceutica/.
Pós-Graduação em Gestão de Negócios com Ênfase em Mercado Farmacêutico
Para quem já atua há algum tempo no mercado uma boa opção de desenvolvimento profissional é a pós-graduação. Dentre as opções disponíveis, a ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) oferece um dos cursos mais reconhecidos da área.
O curso foi criado em parceria com a Sindusfarma (Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo), é ministrado por profissionais da indústria e visa apresentar e discutir conceitos com base nas vivências práticas desses profissionais. Aos alunos são apresentadas metodologias ativas no marketing farmacêutico bem como os temas mais recentes relacionados à indústria.
O curso tem duração de 4 semestres com 390 horas de carga horária e é feito de maneira presencial com aulas 1x por semana + 1 sábado por mês. A grade curricular é constituída de 3 pilares: nivelamento, gestão e marketing / estratégia.
Dentro dos pilares são abordados os seguintes conteúdos:
NIVELAMENTO
- Gestão de Marketing e Estratégia de Negócios
- Gestão Financeira
GESTÃO
- Liderança de Equipes
- Gestão de Vendas
- Simulador de Negócios Técnicas de Negociação
- Gestão de Projetos e Métodos Ágeis
MARKETING E ESTRATÉGIA
- Marketing na Indústria Farmacêutica
- Consumer/Patient Insights no Ambiente Digital
- Tecnologia da Informação e Plataformas Digitais
- Tópicos Especiais para a Indústria Farmacêutica I e II
- Healthcare Relationship Management – HRM
- Estratégia de Health Innovation e Canais Digitais na Indústria Farmacêutica
Caso haja interesse basta acessar https://www.espm.br/pos-graduacao/cursos/sao-joaquim-tavora/pos-graduacao-em-gestao-de-negocios-com-enfase-em-mercado-farmaceutico/ para ler mais sobre o curso.
Pós-Graduação em Marketing Farmacêutico
Para quem quer investir menos ou não tem disponibilidade de horário durante a semana e ainda assim cursar uma pós-graduação outra opção é o curso da Faculdade Oswaldo Cruz.
O curso tem duração de 400 horas e é ministrado nos fins de semana. São 20 módulos independentes com cargas horárias de 20 horas cada, possibilitando o ingresso de alunos em qualquer período do ano letivo. São esses os módulos:
- Administração Estratégica de Vendas
- Ambiente Atual do Mercado Farmacêutico
- Campanhas Promocionais na Indústria Farmacêutica
- Conceitos Gerais de Pesquisa Clínica
- Conceitos para a Criação de Campanhas de Propagandas Promocionais
- Conceitos Teóricos de Pesquisa de Mercado
- Elaboração de Preços para Produtos Farmacêuticos
- Ferramentas de Diferenciação no Mercado Farmacêutico
- Fundamentos do Planejamento Estratégico
- Legislação Sanitária Atual e seu Impacto no Mercado
- Elaboração de Lucro na Indústria Farmacêutica
- Papel Estratégico da Gerência de Produtos
- Pesquisa de Mercado Aplicada à Indústria Farmacêutica
- Planejamento Estratégico na Indústria Farmacêutica
- Serviços de Marketing – Congressos / Relação com Imprensa e Administração de Vendas
- Serviços de Marketing – Segmentação e Produtividade da Força de Vendas
- Segmentação Estratégica – Produtos Éticos
- Segmentação Estratégica – Produtos MIP, Genéricos e Dermocosméticos
- Treinamento e Desenvolvimento na Área de Vendas
- Metodologia do Trabalho Científico
Ao final do curso o formando receberá a certificação de “Especialista do Marketing Farmacêutico”.
Para ver mais sobre o curso e a instituição acesse: http://www.oswaldocruz.br/pos/sip/sip_curso.asp?id_curso=85&promo=&chave=.
Pós-Graduação EAD em
MBA EM MARKETING FARMACÊUTICO
Para os profissionais que não são de São Paulo uma opção é a pós-graduação EAD da Unyleya. Ainda que não se trate de uma instituição de grande influência na indústria, o curso oferece ao aluno a possibilidade de obter uma certificação de pós-graduado por se tratar de uma faculdade reconhecida pelo MEC. Em termos de custo benefício é um baixo investimento para um título de pós-graduação em marketing farmacêutico.
O curso tem 360 horas de graduação e o conteúdo é dividido nos seguintes módulos:
- Circuitos de Distribuição
- Desenvolvimento Profissional
- Finanças e Custos
- Marketing Farmacêutico e Planejamento Estratégico
- Marketing Mix e de Serviços
- Marketing Pessoal e Gestão de Força de Vendas
- Pesquisa Clínica e Regulatory Affairs
- Plano de Marketing
É possível ler mais sobre o curso e a instituição aqui: https://wpos.com.br/pos-graduacao/curso/mba-marketing-farmaceutico/.
Cursos Livres de Marketing Farmacêutico
Algumas instituições oferecem cursos rápidos e menores de marketing focados na indústria farmacêutica. A Sindusfarma é um exemplo disso e em 2019 oferece várias opções de diferentes assuntos em 2019. Seguem alguns cursos livres que serão ministrados esse ano pelo sindicato:
- Farma Marketing: Visão Global – 16/04
- Trade Marketing Farma – 15/05
- Transformação Digital – 20/05
- Formação de Preço na Indústria Farmacêutica – 03/06
- Planejamento de Marketing e Gestão de Produtos para Mercados Non-Retail – 26/08
- Curso de Gestão de Produtos: Módulo Avançado – 27/09
A lista completa você encontra no site http://www.sindusfarma.org.br/newsletter1796.html e a área de educação da Sindusfarma com notícias e outras informações em: http://sindusfarma.org.br/cadastro/index.php/site/ap_home/categoria/3.
Vivendo e aprendendo…
Conhece algum curso de marketing farmacêutico ou correlato à área não citado nesse post? Conte pra gente nos comentários assim podemos aprender com você outras possibilidades e dividi-las com os visitantes do blog.