Estudos do Mercado – Guia Interfarma
Neste post analisaremos alguns números do mercado farmacêutico segundo pesquisa realizada pela Interfarma (Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa). A Interfarma é uma entidade que representa empresas e pesquisadores nacionais ou estrangeiros responsáveis por promover e incentivar o desenvolvimento da indústria no Brasil voltada para a produção de insumos farmacêuticos, matérias primas, medicamentos e produtos para a saúde.
Crescimento do mercado farmacêutico – 2010 – 2020
A estimativa é que o mercado farmacêutico atinja cerca de US$ 1,4 trilhão em 2020, com uma redução da participação do maior mercado do mundo (EUA) e da Europa. Estima-se também que o Brasil ocupe o 5º lugar no ranking mundial no ano de 2020.
Apesar do cenário parecer favorável, o Brasil perdeu uma colocação no ranking mundial de 2015 para 2016 (segundo estudo da Interfarma de 2015, o Brasil era o 6º mercado farmacêutico do mundo).
Ranking dos fabricantes – Varejo (em milhões de reais)
No mercado interno, não houve variação dos 8 primeiros colocados de fabricantes em vendas no varejo. Já na segunda parte da tabela há uma grande troca de posições entre os laboratórios. Com destaque para a Libbs e a Mantecorp que subiram 3 posições em relação ao desempenho do ano passado.
Ranking de medicamentos no varejo (em milhões de reais)
Ao analisar os dados dos produtos é possível verificar que Dorflex e Neosaldina continuam em primeiro e segundo lugar respectivamente, com o Dorflex mantendo a liderança absoluta muito à frente dos outros medicamentos.
Aqui valem algumas observações sobre o comparativo das vendas de 2015-2016:
- O produto Aradois da Biolab que era o 3º da lista não figura mais no ranking;
- Da mesma forma, o Cialis da Lilly também saiu da lista dos 20 produtos mais vendidos no varejo;
- O sal de frutas Eno e o anticoncepcional Annita subiram sete posições do ano passado para este ano;
- Destaque para o protetor solar Anthelios da La Roche Posay que subiu da 20ª para o 8ª colocação, com um aumento de mais de 35% no faturamento.
Déficit da balança comercial – Mercado farmacêutico
Por fim, temos um gráfico que demonstra um grande déficit na balança comercial brasileira com relação à indústria farmacêutica, da ordem de quase 4,8 bilhões de dólares.
Conclusão
O cenário político econômico do país é turbulento e tende a demorar até tudo se acalmar. A indústria farmacêutica mesmo que de maneira mais leve sente os efeitos da crise e a projeção de nos tornarmos o 5º maior mercado da indústria no mundo pode não ocorrer dentro do tempo previsto. Ainda assim podemos observar que o mercado farmacêutico mesmo em períodos econômicos mais complicados continua crescendo, atraindo os olhos de muita gente para o dinheiro gerado pelas empresas do setor.
Caso seja de interesse do leitor, é possível conferir o estudo completo da Interfarma no link: http://www.interfarma.org.br/guia/guia_2016/.
Obrigado.este é um grande recurso.