O content marketing e seu papel na indústria
Vamos começar definindo o content marketing: é a ação de criar e distribuir um conteúdo relevante para o seu público alvo, com o intuito de atraí-lo, retê-lo e por fim gerar receita para o seu produto ou serviço.
E por qual motivo essa estratégia de marketing está tomando conta das ações em diversos setores do mercado? Simples…
Você prefere propaganda ou informação/ educação/ entretenimento?
Duvido que tenha respondido a primeira opção. E o mesmo vale para o seu público-alvo, seja ele o médico, paciente ou farmacêutico.
Entregar conteúdo ao invés de propaganda tem sido adotado como primordial em muitos negócios e a indústria farmacêutica não foge dessa tendência global. É possível vender o seu produto sem vendê-lo e vender a sua marca apenas assinando um conteúdo atraente para o seu público. E nas plataformas digitais todo e qualquer conteúdo distribuído é passível de mensuração dos resultados, possibilitando corrigir o curso ou permanecer nele caso o feedback seja satisfatório.
É claro que não se deve perder de vista que o objetivo é sempre gerar negócios. Mas um conteúdo bem trabalhado e elaborado é capaz de atrair muito mais o seu consumidor do que uma propaganda pura e simples.
Traçando alguns objetivos
Como toda estratégia é necessário traçar objetivos para ter certeza de onde se quer chegar com o marketing de conteúdo. Dentre os objetivos possíveis, podemos citar alguns:
- Brand awareness – fundamental no trato com o público final, pois as pessoas tendem a comprar de marcas que lhe são familiares;
- Engajamento – tornar o público mais próximo do seu produto, com o intuito que ele interaja e se torne um “evangelizador” do seu produto;
- Educar – na indústria temos constantes inovações e é necessário ensinar aos públicos o que são elas e como utilizá-las;
- Geração de leads – leads são consumidores potenciais, nesse caso é possível criar um conteúdo para aumentar o mailing de médicos de determinada especialidade, por exemplo.
Tipos de conteúdo
O que você vai entregar e como você vai entregar depende muito do estágio do seu público no processo de “compra”. Em se tratando da classe médica existem inúmeros materiais que podem ser produzidos de acordo com o momento do produto e o objetivo definido na primeira etapa da estratégia de conteúdo.
Para o facilitar, existe uma matriz de content marketing que auxilia nos insights do que pode ser feito:
Na matriz temos dois eixos, um de objetivo da empresa (horizontal) e outro do perfil do público (vertical). Com eles são formados 4 quadrantes: entreter, inspirar, educar e convencer. Seguindo a matriz é possível determinar quais materiais serão utilizados no ciclo de promoção do produto.
Content marketing na prática
A indústria farmacêutica assim como outras indústrias já vem fazendo uso do marketing de conteúdo. Recentemente, o Aché lançou um portal “Cresça com Aché”, que traz cursos gratuitos para profissionais. Nele é possível ampliar o conhecimento em áreas de interesse, como o mercado farmacêutico, patologias e vendas. Veja mais em: http://www.crescacomache.com.br/.
O que o Aché quer com isso? Gerar brand awareness e engajamento com o content marketing. Dessa maneira os profissionais atrás do balcão que estão no final do processo de compra criam vínculo com a marca e se tornam “evangelizadores” dela no PDV.
Mais sobre o assunto
Como a estratégia do marketing de conteúdo é gerar conteúdo, muitas agências tem feito isso para se vender. Isso faz com que tenhamos muito conteúdo na rede sobre content marketing. É possível inclusive tirar certificações gratuitas reconhecidas pelo mercado.
Um simples search por content marketing ou marketing de conteúdo lhe renderá boas horas de estudos sobre o assunto. Com certeza muito do que for absovido poderá ser posto em prática nas suas estratégias de marketing.
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