Estudo – Ferramentas Digitais Multicanais | Marketing Farmacêutico
Um estudo realizado pela IQVIA na Argentina revela a importância do uso de meios digitais para o marketing farmacêutico na comunicação entre a indústria farmacêutica e a classe médica.
A pesquisa foi realizada com a colaboração dos nove principais laboratórios argentinos para avaliar o uso do multicanal de ferramentas digitais para o contato com os profissionais de saúde.
Os highlights do estudo destacam que o tablet é usado para a promoção médica pelos representantes em todos os laboratórios pesquisados. Todavia, apenas 20% deles combina visitas presenciais e virtuais, embora haja interesse em mudar esse quadro futuramente.
Outro ponto destacado no estudo é o uso da mídia proprietária como ferramenta de comunicação do marketing farmacêutico na indústria argentina: 50% dos laboratórios pesquisados possuem portais especiais para médicos e 90% tem sites exclusivos com conteúdos para clientes.
Ainda que haja esse esforço nas mídias proprietárias, há muito potencial a ser explorado pois o estudo aponta que 80% dos pesquisados não monitora as redes sociais e 50% deles não faz uso de ferramentas de monitoramento para extrair dados dos canais utilizados na comunicação digital. Tal dado vai na contramão do principal benefício do marketing digital que é justamente a possibilidade de mensurar os resultados de esforços do marketing farmacêutico via ferramentas digitais.
E o que diz a classe médica?
Além de pesquisar as ações dos laboratórios, o estudo entrevistou 62 médicos argentinos de diversas especialidades para entender a forma de contato que mais os agrada e a frequência com a qual ele as utiliza.
Dos médicos entrevistados, 50% deles interagem ao menos uma vez por mês com ferramentas online para receber materiais promocionais de educação médica continuada através de webinars ou visitas médicas virtuais. Também foi possível observar no estudo que eventos/materiais de viés científicos são os preferidos da classe médica com a preferência de 56% dos médicos, com sites de entretenimento científico e e-mails com esse tipo de conteúdo apresentando uma alta adesão dos profissionais.
Do ponto de vista da prescrição, o estudo levantou que 36% dos médicos consideram a participação em eventos científicos algo fundamental na hora de prescrever os medicamentos para seus pacientes, tendo hoje a videoconferência ao vivo e visitas pela internet maior influência do que o encontro presencial para a potencial prescritivo.
E no futuro? Como se dará a promoção médica?
O marketing farmacêutico vem passando por grandes transformações na última década tendo que promover seus produtos de formas que outrora não eram utilizados. Tal fato requer que novas estratégias sejam desenvolvidas para alcançar a classe médica em diferentes plataformas e momentos para a fixação da mensagem desejada.
Ainda que a promoção médica tradicional seja importantíssima para a divulgação dos produtos, outras ferramentas digitais podem contribuir de maneira importante para os resultados de vendas e prescrição dos produtos na indústria farmacêutica. De acordo com o estudo, os médicos argentinos questionados sobre o futuro acreditam que:
- Apps e sites crescerão nos próximos anos – 87%
- Videoconferências crescerão nos próximos anos – 84%
- Visitas online crescerão nos próximos anos – 82%
- SMS e Whatsapp crescerão nos próximos anos – 70%
- Webinars pré-programados crescerão nos próximos anos – 66%
- Telemarketing crescerá nos próximos anos – 47%
- Visitas tradicionais reduzirão nos próximos anos – 62%
- Eventos científicos não mudarão nos próximos anos – 58%
Estratégia Multicanal
No marketing farmacêutico, de acordo com Elton Mendonça, Associate Director de Integrated Engagement Services na IQVIA, a estratégia não deve ser tradicional ou digital e sim ambos. “A América Latina está pronta para dar o próximo passo na construção e implementação de uma estratégia multicanal eficiente: a integração entre os canais existentes”, afirma.
Essa forma de abordagem permite que os laboratórios colham informações em cada visita para aprimorar e otimizar as campanhas com a integração dos benefícios de ambas as formas de promoção médica.
¿Cómo La Industria Farmacéutica Y El Área de La Salud Están Trabajando El Tema Multicanal?
Para acessar o estudo completo acesse o link: http://noticias.imshealth.com/article-new.php?q=2186&c=
E Como anda o uso de ferramentas digitais para a promoção médica no mercado brasileiro?
Infelizmente não temos estudos recentes demonstrando os esforços da indústria brasileira em ferramentas digitais. Entretanto, a observação de mercados semelhantes como o mercado argentino nos possibilita retirar importantes insights do que vem sendo feito por países próximos ao nosso.
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