Medical Marketing & Media Awards – 2016
Uma indústria que investe 70 bilhões de dólares ao ano no multicanal para promoção de vendas deve ter suas premiações para avaliar o quão efetivo são esses investimentos por parte dos times de marketing dos laboratórios e/ou empresas relacionadas ao setor. Nesse post avaliaremos os premiados no Medical Marketing & Media Awards 2016.
A começar pelo grande vencedor na categoria Titanium temos:
UnitedHealthcare – Titanium Award
Leo Burnett, Periscope e UnitedHealthcare
A UnitedHealthcare é uma seguradora de saúde americana e produziu uma campanha com o intuito de demonstrar que não importa o motivo pelo qual você necessita do sistema de saúde, com a UnitedHealthcare você tem suas necessidades atendidas. O conceito criativo centra-se no uso de códigos médicos reais (códigos ICD-10), como “atividade envolvendo danças e outros movimentos rítmicos” e “queda acidental em um ralo”, para mostrar formas engraçadas como as pessoas podem precisar do sistema de saúde.
Com apenas 25% da verba da categoria gasta, a campanha gerou 97% do envolvimento da categoria e atingiu níveis recordes de consciência, confiança e impressão de marca. Em apenas nove meses, ultrapassou todos os objetivos de comunicação de 12 meses em mais de 200%.
Até o anúncio do prêmio, os anúncios de campanha alcançaram 79,5 milhões de visualizações on-line. Oitenta e um por cento dos comentários sociais foram positivos, em comparação com a média da categoria de 65%.
Veja abaixo peças da campanha:
https://www.youtube.com/watch?v=hTq6gW31p3E
É possível conferir outros spots da campanha no canal do youtube da empresa: https://www.youtube.com/user/UnitedHealthcare
Melhor site de marca para profissionais de healthcare
CDM New York e Salix Pharmaceuticals
https://www.xifaxanhe.com/hcp/
A CDM New York criou um site com visuais e elementos projetados para conduzir a consciência que a encefalopatia hepática (EH) é uma doença degenerativa e para salientar que o tratamento com o Xifaxan de Salix pode ajudar.
Melhor video ou filme
Big Bad Cough
Ogilvy CommonHealth Worldwide e GlaxoSmithKline
Uma avó que se transforma em um grande lobo mau ressalta o ponto de que os avós podem involuntariamente transmitir tosse convulsa para um neto infantil. Os juízes apreciaram a criatividade e o impacto do vídeo. O objetivo da campanha era educar os avós (particularmente os avós pela primeira viagem) e os pais sobre a natureza séria da tosse convulsa e levá-los a perguntar ao seu médico ou farmacêutico para obter informações sobre vacinação.
https://www.youtube.com/watch?v=T_y3HfRGRek
Melhor iniciativa digital de saúde e bem estar para consumidores
Cooties Catcher
Area 23 e Gojo Industries
Os juízes entenderam que esta campanha para ajudar os alunos a manter as mãos limpas era brilhante, inovadora e excepcionalmente bem executada.
Começou com uma experiência de sala de aula no Brooklyn, Nova York, onde os alunos do primeiro grau tiveram uma experiência tátil e visual dos germes em suas mãos. Um hotsite estende a experiência a outros estudantes, pais, professores e enfermeiras escolares em todo o mundo.
Confira o vídeo da experiência:
Melhor iniciativa digital para não consumidores
A Thousand Words About NTM
Area 23 e Insmed
O Insmed é uma instituição americana que auxilia pacientes com enfermidades raras. Na campanha os relatos de pessoas que sofrem de doenças pulmonares causadas por micobactérias não tuberculosas (MNT) foram transformadas em obras de arte.
A campanha, além de chamar atenção sobre a doença, tem como objetivo ajudar a identificar os sintomas, que geralmente estão relacionados com a perda de peso, suores noturnos e febres, entre outras coisas.
Melhor campanha impressa para profissionais
Out of the Woods
Concentric Health Experience e Lundbeck/Otsuka America Pharmaceutical
Com um produto aprovado para os principais transtornos depressivos e esquizofrenia, as empresas decidiram criar uma campanha que proporciona coesão e reconhecimento de marca através dos estados da doença.
A ideia da campanha é demonstrar que com o medicamento é possível remover o paciente de sua tristeza interior e trazê-lo de volta ao cotidiano.
Melhor campanha publicitária para TV
Pradaxa Redfish
GSW New York e Boehringer Ingelheim
O anúncio Redfish usa peixes CGI nadando através de um sistema circulatório de vidro como uma metáfora simples de como as células sanguíneas podem causar um acidente vascular cerebral em pessoas com fibrilação atrial. O estilo visual altamente minimalista é lindo e perfeitamente alinhado com o objetivo de contar a história do produto de uma forma facilmente compreensível.
Melhor lançamento de produto
OTC Launch of Flonase Allergy Relief
Wunderman Health e GlaxoSmithKline
Estudar o comportamento dos pacientes alérgicos e padrões de engajamento revelou que as informações do produto são coletadas de várias fontes. Isso levou a uma abordagem de campanha centrada no estilo de vida, uma diferença significativa da abordagem centrada no produto típica da categoria.
A única mensagem para “ser maior do que suas alergias” é entregue em uma variedade de maneiras em todos os canais. Flonase.com abriga a informação do produto e o conteúdo sazonal e social é disseminado no hotsite begreater.flonase.com. O conteúdo também é distribuído em sites de varejo e através de canais acadêmicos como WebMD e Everyday Health.
O lançamento OTC Flonase ajudou a impulsionar US$ 294 milhões em vendas, com uma taxa de 80% de possibilidade de repetição de compra.
A premiação ainda conta com outras várias categorias e níveis silver e bronze de prêmios. Para ver a relação completa de categorias e dos premiados clique aqui.