Vencedores Cannes Lions Pharma 2019
O Festival de Criatividade de Cannes (Cannes Lions International Festival of Creativity em inglês) foi criado pela SAWA (Screen Advertising Worlds Agencies) e é realizado na cidade de Cannes, na França. A primeira edição ocorreu em 1953, e com o passar dos anos o festival se tornou o maior prêmio da publicidade mundial. No ano de 2014 foram criadas premiações para áreas específicas, surgindo o Cannes Lions Health & Wellness e Cannes Lions Pharma.
Em 2019, o evento ocorreu entre os dias 17 e separamos os cases premiados da indústria farmacêutica no Cannes Lions Pharma. Confira os vencedores a seguir:
Grand Prix | Breath of Life – GSK GlaxoSmithKline
Agência: McCANN HEALTH, Shanghai – China
A maior vencedora da premiação na categoria farma foi a campanha da McCann Health de Shangai para a GSK. A campanha de awareness sobre a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) transformou celulares com o auxílio da maior rede social chinesa (Wechat) em uma ferramenta de teste para o diagnóstico da doença. A ideia rendeu à agência e ao laboratório o título de Grand Prix, algo que não ocorreu nos dois últimos anos no Cannes Lions Pharma – além do Grand Prix, a campanha também ganhou um Leão de Ouro.
Segundo o filme promocional, na China mais de 100 milhões de adultos sofrem da doença, porém menos de 7% deles são diagnosticados adequadamente. Confira o case no vídeo abaixo:
Gold Lion | One Word – The Learning Corp
Agência: AREA 23, AN FCB HEALTH NETWORK COMPANY, New York – USA
O segundo e último Leão de Ouro do Cannes Pharma foi dado para o filme One Word, criado pela Area 23 americana e desenvolvido pela equipe brasileira da LightFarm – um estúdio especializado em imagem e vídeo publicitário. A peça é uma linda animação e foi feita para a The Learning Corp, uma empresa especializada em pacientes que sofreram danos cerebrais. O filme por si só diz tudo e você confere ele abaixo:
Silver Lion | U=U – ViiV Healthcare
Agência: HAVAS LYNX, Manchester – Reino Unido
A campanha U=U ganhou o Silver Lion no evento desse ano. Trata-se de uma das três ganhadoras desse nível de prêmio no Cannes Lions Pharma 2019.
O intuito da campanha é conscientizar que pela primeira vez, com evidências médicas, é possível afirmar que o vírus do HIV não é transmissível para ninguém se sua carga viral não for detectável. O filme é destinado a pessoas que vivem com o HIV, para comunicar os benefícios da mensagem U = U (Undetectable = Untransmittable) e o que isso significa em sua vida cotidiana, para eles e seus entes queridos. Confira o filme da campanha no link abaixo:
https://creativepool.com/havas-lynx/projects/uu
Silver Lion | As Much As I Can – ViiV Healthcare
Agência: HARLEY & COMPANY, New York – USA
A segunda ganhadora do Leão de Prata do Cannes Pharma também tem como foco a conscientização sobre o vírus HIV. Todavia a campanha alerta para a epidemia do vírus em homens negros gays, que de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, são mais afetados pelo HIV do que qualquer outro grupo nos Estados Unidos.
A ação foi construída em uma casa de eventos de Nova Iorque e leva os visitantes a uma experiência imersiva, convidando-os para a vida de quatro gays negros e explorando as complexas relações que eles têm com a fé, família, comunidade, amigos e eles mesmos. Veja mais sobre a campanha no link abaixo:
https://br.adforum.com/creative-work/ad/player/34596085/as-much-as-i-can/viiv-healthcare
Silver Lion | Get Up / Alarm / Clock – Eli Lilly and Company
Agência: AREA 23, AN FCB HEALTH NETWORK COMPANY, New York – USA
A última das três criações premiadas com o Silver Lion, foi a campanha da Área 23 para o Lartruvo, um medicamento para tratamento oncológico da Eli Lilly. O mote da campanha é o incentivo ao paciente acometido pela doença a levantar e reagir. Abaixo você pode ver uma das peças da campanha e o link para assistir ao filme:
https://www.adsoftheworld.com/media/film/lilly_oncology_lartruvo_get_up
Bronze Lion | Bülb Fashion – OSTEOPOROSIS CANADA / AMGEN CANADA
Agência: EDELMAN, Toronto – Canada
A ideia da Edelman que levou o Bronze Lion fez uso do Toronto Fashion Week para alertar a população sobre a Osteoporose que afeta mais de 2 milhões de pessoas no país. Com o auxílio do estilista David Dixon foram criados 18 modelos de roupa com plástico bolha – um símbolo universal de proteção de objetos frágeis. Veja na sequência o vídeo da campanha:
Bronze Lion | Reverse – Merck
Agência: MATTER UNLIMITED, New York – USA
Outra campanha ganhadora do Leão de Bronze no Cannes Pharma foi o curta-metragem “Reverse”, criado pela Matter Unlimited para a Merck. Nele a história de uma jovem mãe é contada ao contrário iniciando no momento em que estava em trabalho de parto e regredindo até o seu nascimento. O filme traz uma mensagem sobre a mortalidade durante o parto e sinaliza que nenhuma mulher deveria perder a vida ao dar à luz. Você pode vê-lo no player abaixo:
Bronze Lion | A ufologista – Hermes Pardini
Agência: OGILVY, São Paulo – Brasil
A Ogilvy trouxe diretamente do Cannes Pharma para o Brasil um Leão de Bronze com a peça “A ufologista”, criada para o laboratório de análises clínicas Hermes Pardini. Trata-se de um spot de rádio onde é apresentada uma personagem que acredita em alienígenas, e que mesmo com esse perfil acredita na eficácia das vacinas, mantendo-as sempre em dia. Caso queira ouvir o spot vencedor, clique no player abaixo:
Bronze Lion | Smartread – Bayer
Agência: LANGLAND, Windsor – Reino Unido
Por fim (mas não menos importante), a última campanha premiada com o Bronze Lion foi intitulada de “Smartread” e tem como foco auxiliar pessoas com degeneração macular – um problema visual que leva o paciente a diversos procedimentos e tratamentos em clínicas, onde o único conteúdo disponível para passatempo são revistas que ele não consegue ler. Pensando nisso a Smartread foi criada, a primeira revista impressa de grande formato a casar design e funcionalidade de uma forma que traz conteúdo, informação e confiança aos portadores da doença.
Você pode conferir mais detalhes do projeto no link: https://www.pognosis.com/smartread
C’est fini
A tradicional premiação francesa acabou mas ano que vem teremos mais uma edição do Cannes Lions Pharma, um momento singular onde é possível observarmos o que é produzido por agências ao redor do mundo. Apesar do Cannes Lions ser o maior festival da publicidade do planeta, poucas peças que se enquadram no segmento farmacêutico são inscritas anualmente para se postular aos prêmios. Esperamos que esse cenário mude com o tempo, dado o fato que muita coisa boa é produzida mas ainda há baixa adesão na disputa por reconhecimentos de júris especializados em publicidade.
No ano que vem voltamos com os vencedores de 2020 da categoria. Obrigado pela leitura!