Premiações do Marketing Farmacêutico
Assim como todas as outras grandes indústrias, no mercado farmacêutico existem eventos que premiam os melhores cases de marketing anualmente. No geral as premiações são divididas em categorias específicas visando consolidar as melhores ideias e ações em determinadas frentes. Em determinados casos há também uma categoria que engloba todos os indicados para determinar o grande vencedor do ano.
E por que olhar para essas premiações?
Em um mercado tão regulado como a indústria farmacêutica, pouco se tem acesso aos cases de marketing farmacêutico que são desenvolvidos pelos laboratórios e seus gerentes de produto. As premiações são uma oportunidade de observar o que tem sido feito no mercado, mesmo no mercado exterior, possibilitando uma visão e melhor percepção das ferramentas e estratégias utilizadas por diferentes laboratórios e produtos. Tal iniciativa é capaz de trazer novos insights de possibilidades estratégicas e de divulgação, além de uma análise criteriosa do que de melhor vem sendo feito pela concorrência.
Para auxiliá-lo(a) na tarefa de seguir as grandes premiações do marketing farmacêutico listamos abaixo algumas delas:
Lupa de Ouro
A maior condecoração do marketing farmacêutico em solos tupiniquins é o Lupa de Ouro. O evento teve sua 1ª edição em 1976 e foi criado pelo Grupemef. A ideia original era que o prêmio fosse chamado Sherlock de Ouro (em referência ao personagem Sherlock Holmes). O nome não foi aprovado e nos primeiros anos o prêmio era intitulado Prêmio Grupemef. Porém como os criadores gostaram da ideia de ter a lupa do personagem como ícone do prêmio, associaram o nome do objeto ao reconhecimento, surgindo assim a Lupa de Ouro em 1980.
Atualmente, o prêmio é dividido em 22 diferentes categorias, nas quais os gerentes de produto submetem seus cases aos avaliadores escolhidos anualmente para julgar os vencedores. São essas categorias:
- Melhor Projeto – Inteligência de Mercado / Produtividade e Efetividade
- Melhor Projeto – Marketing Vendas
- Non-Retail
- Medicamentos Isentos de Prescrição
- Prescrição – Doenças Cardiometabólicas e Hipertensão
- Prescrição – Osteomolecular
- Prescrição – Sistema Nervoso Central
- Prescrição – Trato Alimentar e Metabolismo
- Prescrição – Demais Classes
- Prescrição – Lançamento Doenças Inflamatórias
- Prescrição – Lançamento Saúde Masculina e Feminina
- Prescrição – Lançamento Sistema Nervoso Central
- Prescrição – Lançamento Demais Classes
- Prescrição – Maduros Osteomolecular
- Prescrição – Maduros Saúde Masculina e Feminina
- Prescrição – Maduros Sistema Cardiovascular e Sistema Respiratório
- Prescrição – Maduros Sistema Nervoso Central
- Prescrição – Maduros Trato Alimentar e Metabolismo
- Prescrição – Maduros Demais Classes
- Melhor Força de Vendas
- Performance Empresarial Genéricos
- Excelência em Marketing Adalmiro Baptista – Performance Empresarial
É possível verificar os vencedores da mais recente edição (bem como outras informações e edições anteriores) no site: www.lupadeouro.com.br.
Clio Health
O Clio Awards é um consagrado evento de premiação da publicidade e possui um braço do evento denominado Clio Health que premia cases de marketing na área da saúde, incluindo a indústria farmacêutica. Por se tratar de um conhecido festival internacional, as áreas das premiações são mais abrangentes e o festival possui diversas categorias. As áreas que premiam exclusivamente o marketing farmacêutico são: técnica de áudio, design, digital/mobile, digital/técnica mobile, direct, eventos/marketing de experiência, filme, técnica de filme, inovação, campanha integrada, mobiliário urbano, parcerias e colaborações, impresso, técnica de impresso e algumas das mesmas categorias voltadas para inscrição de estudantes.
É possível conhecer melhor os prêmios, ver vídeos de inscrição e peças no site: https://clios.com/health.
Medical Marketing & Media (MM&M) Awards
O MM&M Awards é um evento de premiação focado no marketing farmacêutico. Tal fato o torna muito especial por trazer cases internacionais da indústria e demonstra o que de melhor tem sido feito em outros mercados recentemente. Os prêmios são divididos em 37 categorias e abrangem desde veículos como profissionais, agências, equipes e cases de marca.
Abaixo a relação das categorias na última edição do evento:
Para saber mais sobre a premiação acesse: https://awards.mmm-online.com/.
Também é possível verificar uma publicação com os cases detalhados dos últimos vencedores acessando: https://lsc-pagepro.mydigitalpublication.com/publication/?i=529775.
Pharmaceutical Marketing Society Awards
Assim como o MM&M Awards, o PM Society Awards é uma premiação focada em cases da indústria farmacêutica. O diferencial do PM Society Awards é que desde 2011 o prêmio possui um desmembramento que premia exclusivamente ações digitais. Nas categorias convencionais a honraria é dividida em 19 categorias. Já os prêmios de iniciativa digitais contabilizam 15 categorias totalmente focadas em ações digitais de marketing farmacêutico. São elas: campanhas promocionais de marca, educação médica continuada, programa de pacientes, programas de acesso, congressos/eventos, campanhas integradas, comunicação institucional, endomarketing, filme, animação, inovação – com tecnologias emergentes, inovação – criatividade, projeto digital, equipe de agência digital, agência digital.
Mais informações sobre o prêmio estão disponíveis em: https://pmsociety.org.uk/ na aba Awards.
Prêmio ASPID
de Comunicación y Publicidad Iberoamericana de Salud y Farmacia
O prêmio ASPID foi criado pela comunidade profissional do setor farmacêutico espanhol e assim como os prêmios apresentados anteriormente congratula os melhores cases de marketing farmacêutico da Espanha e México. Os projetos são avaliados e gratificados com ASPID Ouro, Prata e Bronze. Existem também premiações de melhores projetos divididos em diversas categorias como no Lupa de Ouro, entretanto nas categorias apenas o melhor é premiado.
Para saber mais sobre o ASPID basta acessar o site: http://www.premiosaspid.net/.
Cannes Lions – Health & Pharma
A premiação mais tradicional da publicidade mundial recentemente desmembrou o prêmio com categorias que abrangem a saúde e o marketing farmacêutico. Segundo o prospecto do prêmio da indústria farmacêutica: “o Pharma Lions celebra a criatividade na comunicação de clientes e serviços farmacêuticos em torno deste setor altamente regulamentado.”.
As categorias englobadas pelo Pharma Lion são:
- Promoção de produto ou serviço
- Consciência de doença (prestação de serviço para o reconhecimento de sintomas, tratamento, etc.)
- Engajamento de profissionais médicos
- Engajamento de pacientes
- Veterinária
A área de saúde e bem-estar do evento premia as seguintes categorias:
- Promoção de produtos ao consumidor
- Advogar e conscientizar sobre saúde
- Serviços de saúde e comunicação institucional
- Saúde animal
Saiba mais sobre o Cannes Lions Pharma acessando: https://www.canneslions.com/enter/awards/health/pharma-lions.
Os detalhes da premiação Health você pode ver aqui: https://www.canneslions.com/enter/awards/health/health-and-wellness-lions.
Caso queira ver os premiados, cases e peças das edições anteriores acesse: https://lovethework.com/.
E os indicados são…
Conhece algum prêmio do marketing farmacêutico que não foi citado nesse post? Use os comentários para indicá-lo. Assim você contribui para que tanto eu como outros profissionais fiquemos por dentro do que de melhor vem sendo produzido pelas equipe de marketing da indústria farmacêutica.